30 março 2006

Interessante é feio ou é surpreendentemente lindo?

Certa vez um amigo me disse que eu atribuía a uma pessoa a qualidade de ser interessante para evitar dizer que ela não era bonita. Isso nunca me ocorreu, embora para muitos, as gentes a que eu atribuo a qualidade de “interessantes” não sejam belas. Para mim interessante transcende o ser bonito. Nós vivemos numa sociedade massificada e todos já estão carecas de saber disso. A uniformização passou para as pessoas e para os gostos e gestos e tudo que compõe a individualidade de cada um. Houve um tempo em que para ser bonita a mulher deveria ser cheinha, hoje para ser belo deve-se ser alto, manequim 38 estilo super models. Eu nunca me enquadrei neste perfil primeiro porque tenho apenas 1,48 (e não sou anã não!), sempre fui (como diziam os antigos) fornida, e gosto de ser assim.
Ser interessante abrange muito mais do que um rosto lindo e a sintonia perfeita de um abdômen malhado, de coxas bem torneadas, cabelos super tratados, pele de seda, bunda (eu não digo bumbum nem que me paguem. Tá, se me pagarem eu digo!) arrebitada. Isso é ser bonito dentro dos padrões da sociedade moderna. Mas ser interessante avalia os quês que o outro tem e não te deixa desviar os olhos, é perceber que todo aquele ser tem uma beleza diferente apesar de ter muitas coisas comuns aos outros. Ser uma pessoa interessante abrange todo o pacote, sabe, corpo, mente, coração? Engloba o olhar, o olho, a cor, os cílios. Percebe a boca, os dentes, o sorriso e o riso. Destrói esta história de que bonitas são tais e tais criaturas. Porque que a Angelina Jolie é bonita? E o Brad Pitt? E o Gael? E a Nicole Kidman? Porque são únicos e diferentes de qualquer outra criatura. Vai lá no Pitangui e pede a cara da Angelina, isso vai te fazer ela, não, porque por trás daquele bocão e do corpão, que deixa milhares de marmanjos babando na gravata, tem uma mulher diferente e ao mesmo tempo igual a cada uma de nós.
A beleza vem imbuída de atitude, de ser bonita, vai além do “se sentir” – porque isso acaba tornando a pessoa feia de verdade.
É por isso que eu adoro a propaganda do Albani. As pessoas deveriam se orgulhar de ser “diferentemente belo, surpreendentemente lindo”. Basta ver que o comercial tem sua música interpretada por diferentes cantores e cantoras, com estilos diferentes e é muito bom aquele jingle.
Porque ser bonito ao invés de interessante? Porque perder a oportunidade de ser surpreendentemente belo para ser magrinha igual há 200 mil pessoas que também são exatamente iguais e usam as mesmas marcas, o mesmo estilo? Cadê a individualidade?
Eu prefiro ser interessante, até para poder ser surpreendentemente bela, diferentemente linda. Claro que me cuido para ter uma boa qualidade de vida, ser saudável, caminho para manter a forma, para não enferrujar as juntas, cuido das unhas, pinto o cabelo, passo cremes, mas nada de excessos. Esses cuidados todos para mim são demonstrações de amor e carinho pra mim mesma. Além disso, concordo com o ditado popular que diz que “a beleza está nos olhos de quem vê”.
Escrevi tudo isso porque hoje em pleno centro da cidade eu vi uma menina dos seus 16, 17 anos passeando toda de barriguinha de fora, apesar do frio, e o povo todo olhando como se fosse algo tão incomum. A guria era bonita, magrinha, tudo no lugar, calça de ginástica e moletom tipo bolerinho, sabe, que tapa só um pedaço das costelas abaixo do busto? Pois é, vi aquela moça e logo em seguida vi algumas meninas estilo hipies, darks e lembrei do ser interessante, pensei que isso daria um post bem legal para O Diafragma. Tá’qui. E aí, vocês se deixam levar pela corpolatria??

7 Comments:

Blogger Samara L. said...

Não mesmo.
Não mesmo, veementemente.
E digo mais: falou tudo, guria.

4:26 PM  
Anonymous Pablo said...

Léli,
o que seria se deixar levar pela corpolatria?
Eu vejo uma mulher bonita e não consigo tirar o olho! Não quer dizer que eu só quero para mim alguém com um rosto e um corpo bonito...
A ditadura do corpo perfeito não é nenhum um pouco uma condição social moderna. Vamos um pouco ao passado, onde os gregos cultuavam o corpo e a mente. Tem sido assim através dos séculos. É algo animal que ainda nos define e não devemos nos envergonhar por isso. Claro que, se alguém baseia-se apenas nisso para encontrar a pessoa com quem queira serelacionar, com certeza irá pagar um preço. Uma escultura de Michelangelo, um quadro de Klimt, uma grande obra arquitetõnica encantam, da mesma forma um belo corpo.
Este é o ponto inicial muitas vezes, o que vem à seguir é o conteúdo...
Sim, eu já brochei mentalmente muitas vezes quanda a guria era linda e chata, linda, gostosa e burra! Essa é a diferença. Já me apaixonei por gurias "fora dos padrões" também.
É, acho que da maneira com colocastes a corpolatria eu sou e não sou um corpodólotra(?). Não deixo de babar, mas sempre tem o instante seguinte!

11:20 AM  
Blogger Léli said...

Pois é, Pablito!
É exatamente isso, o interessante vai muito além! Entendeu? O que digo é que não se pode basear só no bonito e no feio.
Eu também olho para o corpo e o depois também sempre vem.
Concordo contigo, aliás, o Platão já dizia que primeiro, para encontrar o "amor platônico" - aquele perfeito, começa com o olhar para a "beleza". No caso acho que não somos corpolatras mas "interessantolatros"! Que raio de palavra esquisita!! rssss

7:52 AM  
Blogger Carolzinha said...

Corpo bonito é um mito imposto pela sociedade q se não for seguido, está fora da realidade!!!
Acho válido, MUITO VÁLIDO, um belo corpo, mas temos q cuidar da mente e alma. Sem aliás de nada vale o belo corpo.
Por fora bela viola. Por dentro, pão bolorento!!!
Não! Prefiro um violino e um pão light!!!

10:21 AM  
Anonymous carole said...

putz.. perfeito!

5:14 PM  
Anonymous Pablo said...

É, o Diafragma abriu os olhos, deu um suspiro, esfregou os olhos, virou pro lado e voltou a dormir...

2:19 PM  
Anonymous §ilvia said...

Eu penso que a beleza é completamente relativa. O que eu posso achar bonito, você pode me jurar que é feio!!
Fora que, a verdadeira beleza está no âmago de cada ser. A beleza física abre portas, sim. Porque as pessoas, às vezes, se negam a enxergar a essência... Mas chega de blá-blá-blá!

Espero voltar aqui...

Beijo.

5:13 PM  

Postar um comentário

<< Home